A curiosa história das… Braguilhas

Embora não seja um artigo de vestuário propriamente dito, a maioria dos homens deve concordar que a braguilha é bem essencial. Mas, como elas surgiram? Originalmente, os homens usavam túnicas, muito semelhante às que as mulheres usavam. Eventualmente, calças muito justas entraram na moda para os rapazes. No entanto, elas geralmente tinham uma fenda entre as pernas. Por isso, a fim de preservar sua modéstia, os homens passaram a usar uma espécie de saqueira. Só que esse pedaço de tecido preso por cordas não servia qualquer propósito além de cobrir determinada parte do corpo. E, para dar uma finalidade ao acessório, os homens começaram a usá-los como bolsos. Precisa de um lugar pra guardar aquele tabaco fresquinho que você comprou? Saqueira. Quer esconder uma coxa de peru daquele banquete que você foi? Saqueira.
Reprodução
 Reprodução de braguilhas do século 16
 
Só que com o tempo, a coisa foi se tornando maior e cada vez mais bizarra. Nos anos 1540, atingiu seu auge em tamanho e ornamentação, antes de cair em desuso por volta de 1590. Nas armaduras do século 16, a braguilha blindada era um complemento importante para os trajes de guerra. E algumas delas, inclusive, estão em exibição em museus hoje, como no “Metropolitan Museum of Art”, em Nova York, e na “Tower of London”. Bom, se a braguilha surgiu para preservar a modéstia de um homem, ela acabou ficando tão sutil quanto um sinal neon piscando e apontando para “as vergonhas” do cavalheiro… Um puta exemplo da sociedade falocêntrica daquela época, não acham? Aliás, fui à uma peça de Shakespeare no Globe Theater, aqui em Londres, e reparei que no figurino do rei, a braguilha era sempre maior do que qualquer outro personagem. Por que será, não?
Reprodução
 Ô, coisa mais esquisita
   
No Google, vi quadros de braguilhas super ornamentadas com jóias ou no exato formato daquilo que elas deveriam estar escondendo. Engraçadíssimo! Porém, graças a Deus, o desenvolvimento da moda e o surgimento dos bolsos, tornaram as calças com fendas e as braguilhas com cara de saqueiras obsoletas. As calças do séculos 19 e 20 ainda traziam uma espécie de aba de tecido que era abotoada de ambos os lados… Aliás, foram os botões os primeiros aviamentos usados para fechar a braguilha das calças jeans. O zíper é uma adição relativamente nova nessa história toda, mas também a mais popular e prática criação já inventada. Ainda bem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: